Pages

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Alcoolismo a doença que mata silenciosamente.


Os jovens estão se destruindo no alcool e nas drogas

Olá, hoje quero falar de um mal que tem destruído famílias, causado diversas separações e divórcios além de ter sido uma das principais causas de acidentes com mortes no transito.

O uso de bebidas alcoólicas.

Tudo começa com um simples copo, depois vem o segundo, depois vem outros para ajudar a passar o tempo e assim você vai viciando o seu corpo com a dependência da bebida alcoólica.
Algumas pessoas começaram assim, hoje são incapazes de pararem de bebem. São dependentes.

Nem toda pessoa que consome muito álcool são consideradas alcoólatra. Mesmo que o consumo afete a família ou as responsabilidades de trabalho, ou exponha a pessoa a situações de perigo - como dirigir embriagado -, essa pessoa não é necessariamente alcoólatra. Apesar de abusar do álcool, o que não é nada saudável, pode não desenvolver uma dependência física.

O alcoolismo por outro lado é uma doença crônica que torna o doente, dependente fisicamente do álcool.

A necessidade que eles sentem de beber é semelhante a vontade que as pessoas sentem em se alimentar e, uma vez que começam, dificilmente conseguem parar. Eles desenvolvem uma tolerância ao álcool, precisando sempre de mais e mais bebida para sentir os mesmos efeitos. Quando o alcoólatra tenta parar de beber, experimenta os sintomas da abstinência: suores, náuseas, ansiedade, delírios, visões, tremores intensos e confusão mental.

O alcoolismo não afeta somente o alcoólatra, mas também as pessoas que convivem com ele, especialmente a família e os amigos. Pesquisas demonstram que mais de 40% dos americanos tiveram casos de alcoolismo na família. Uma entre cinco pessoas cresceu com um alcoólatra. Filhos de alcoólatras são mais suscetíveis a padecer de ansiedade, depressão e problemas de comportamento do que filhos de não-alcoólatras. Há também um risco maior de eles próprios se tornarem alcoólatras. Existem várias organizações especializadas em tratar famílias de alcoólatras, incluindo a Alanon.Acidente por causa de excesso de alcool

Fisiologicamente, o álcool altera o equilíbrio químico no cérebro. Ele afeta substâncias químicas no sistema nervoso central, como a dopamina. O corpo eventualmente anseia pelo álcool para restaurar sentimentos de prazer e evitar sentimentos negativos. Pessoas que já sofrem de muito estresse ou problemas psicológicos, como baixa auto-estima e depressão, apresentam maior risco de desenvolver alcoolismo.
Fatores sociais como a pressão social, as propagandas e o ambiente também desempenham um importante papel no desenvolvimento do alcoolismo. Pessoas jovens normalmente começam a beber porque seus amigos bebem. Anúncios de cerveja e bebidas destiladas tendem a retratar que beber é um glamoroso e excitante passatempo.

Os sinais de que alguém pode ser alcoólatra incluem:
· beber para esquecer os problemas
· beber sozinho com freqüência
· mentir sobre seu hábito de beber
· perder o interesse por comida
· sentir-se triste ou irritado quando não está bebendo perder as memórias de certos eventos ("ter um branco" ).

Quando você bebe, cerca de 20% do álcool é absorvido pelo seu estômago; os outros 80% são absorvidos pelo seu intestino delgado. A velocidade com que o álcool é absorvido depende da concentração de álcool na bebida. A
vodca, por exemplo, será absorvida mais depressa do que a cerveja, porque nela a concentração é maior. Depois de uma farta refeição, o álcool é absorvido mais lentamente.
Após o álcool ter sido absorvido, ele entra em sua corrente sanguínea e percorre seu corpo. Enquanto o álcool age, o corpo vai simultaneamente trabalhando para removê-lo. Os rins e os
pulmões removem cerca de 10% através da urina e da respiração - é por isso que o teste do bafômetro pode ser utilizado para medir o nível de álcool no sangue. O fígado transforma o resto do álcool em ácido acético. Após alguns drinques, os efeitos físicos do álcool tornam-se aparentes. Eles estão relacionados à concentração de álcool no sangue, que aumenta quando o corpo
recebe mais álcool do que pode eliminar.

Fígado Cirrótico

A maioria de nós já presenciou os efeitos visíveis do excesso de álcool: o andar trôpego, a fala enrolada e os lapsos de memória. As pessoas quando bebem têm problemas com o equilíbrio, coordenação e juízo, além de reagirem mais lentamente a estímulos, o que explica por que é tão perigoso beber antes de dirigir. Todos esses sinais físicos ocorrem devido à forma como o álcool afeta o cérebro e o sistema nervoso central. O álcool afeta a química do cérebro, alterando níveis de neurotransmissores.
Neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem os sinais através do corpo, controlando os processos de pensamento, comportamento e emoções. Os neurotransmissores são excitatórios, o que significa que estimulam a atividade elétrica do cérebro, ou inibitórios, quando a reduzem. O álcool aumenta os efeitos do neurotransmissor inibitório GABA (ácido gama-aminobutírico) no cérebro. O GABA causa os movimentos lentos e a fala enrolada que freqüentemente se observam
nos alcoólatras. Ao mesmo tempo, o álcool inibe o neurotransmissor excitatório glutamato, suprimindo os efeitos estimulantes e levando a um tipo de retardamento fisiológico. Além de aumentar o GABA e reduzir o glutamato no cérebro, o álcool aumenta a quantidade de dopamina no sistema nervoso central, que cria as sensações de prazer.
O álcool afeta as diferentes regiões do cérebro de maneiras distintas.
· Córtex cerebral: nessa região, onde se dá o processamento de pensamentos e a consciência, o álcool afeta os centros de inibição de comportamento, tornando a pessoa menos inibida, e atrasando o processamento de informações dos olhos, ouvidos, boca e outros sentidos, além das funções cognitivas - tornando difícil pensar claramente.
· Cerebelo: o álcool afeta o centro dos movimentos e do equilíbrio, resultando no desequilíbrio que associamos ao "caindo de bêbado".
· Hipotálamo e hipófise: coordenam as funções automáticas do cérebro e a liberação de hormônios. O álcool deprime os centros nervosos do hipotálamo, que controla os estímulos e a performance sexual. Embora o desejo sexual possa aumentar, a performance sexual piora.
· Medula: essa área do cérebro é responsável por funções automáticas como respiração, consciência e temperatura corporal. Agindo na medula, o álcool induz a insônia. Pode também diminuir a freqüência respiratória e baixar a temperatura do corpo, levando a risco de morte.
A curto prazo, o álcool pode causar brancos ou lapsos de memória. A longo prazo, os problemas podem ser ainda mais sérios.
Por todo mal que ele pode te causar não entre nesse caminho.
Procure viver uma vida saudável, desta forma você viverá bem mais e com saúde.
Se você não consegue largar, busque ajuda !
Uma das entidades mais respeitadas e com historias de
sucesso são os Alcoolicos Anonimos ( A.A ). Lá você vai conhecer experiências de pessoas que tiveram o mesmo problema e conseguiram supera-lo.

O endereço do A.A na internet é: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/
Lá você vai obter toda a informação necessária para vencer o vicio da bebida ( do álcool ).
Deus vai te ajudar !
créditos: . http://saude.hsw.uol.com.br/alcoolismo1.htm
E comentários de Rogerio Avellar


2 comentários:

  1. Prezamado pr. Rogério Avellar,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Grato por sua visita e pelo seu comentário. O seu link, já está em meu blog.

    O meu desejo de plena dedicação ao Espírito Santo de Deus, para que o seu blog, faça a diferença, com total responsabilidade, diante deste momento gravíssimo em que passa a igreja.

    Muitos estão atordoados, outros bêbados pela Falácia da Prosperidade e outros em pleno vômito de heresias, esquecem da responsabilidade diante de Deus.

    O Senhor seja contigo!

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  2. Prezado pr. Newton Carpinteiro

    A Paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Quero aproveitar a gentileza de sua visita te agradecendo e dizendo que sou mais um nessa luta de levar a palavra de Deus com toda a pureza, sem acrecimos humanos, exaltando o nome de Jesus o Messias, Filho de Deus e nosso Salvador.
    Sou mais um preocupado com a Igreja nos quatro cantos do mundo, nesse periodo em que estamos presenciando a apostasia de muitos, que estão dando ouvidos a ensinos heréticos, e demôniacos.
    Dando muito mais valor a vida material, esquecendo que o nosso Reino não é deste mundo.
    Me doí o coração ver tanta gente se desviando da palavra de Deus, servindo muito mais a criatura doque ao Criador que é bendito Eternamente.
    Por isso criei esse blog, a fim de alertar a Igreja a permanecer atenta e alerta, porque breve o noivo vira buscar a noiva.

    A Paz, volte sempre que puder, é uma honra ter um homem de Deus como amigo e irmão!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante para nós. Deixe aqui seu comentário.