Pages

sábado, 30 de julho de 2011

Polêmica: A mulher pode ser ministra do Evangelho?


Já faz algum tempo me deparei com esse tema em duas comunidades evangélicas.

Arrumei uma grande briga pois ainda nos dias de hoje o homem tem nutrido grande preconceito contra as mulheres e cheguei a ser agredido com palavras muito duras devido a minha fé, a qual transmitirei pra todos vocês.
Eu acho muito dificil a mulher encontrar tempo para ser uma pastora auxiliar, ser uma boa esposa, cuidando bem do marido e também dos filhos. Mas, não creio que isso seja impossivel!
Sei que também muitas almejão titulos por vaidade mas, também sei que tanto homens, quanto mulheres foram batizados com o Espírito Santo, portanto corre dentro de nós, um desejo sincero de pregar o evangelho. E isso jamais será proibido.
As mulheres tem prestado grande ajuda para a obra de Deus e tem sido usadas por ele, portanto: Cuidado quando for injusto com uma mulher!
Não posso esquecer que quando me converti, muitas das minhas amigas, conselheiras e pessoas que me orientaram e oraram por mim foram obreiras.
Claro que meu pastor era uma benção e nossos obreiros grandes irmãos mais naquela época o homem estava muito mais empenhado em ser pastor do que cuidar das ovelhas.
Quem mais dava o sangue por seus membros era meu querido pastor que com carinho guardo em meu coração.
Fiz um estudo minucioso com base nas escrituras para entender qual era realmente o papel da mulher na igreja primitiva, visto que me apresentaram um versículo do Apostolo Paulo que dizia que não permite que as mulheres ensinem nas igrejas, que elas devem ficar caladas...

Será ?

Pra deixar claro vamos aos versículos:

1 corintios 14 - 34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
36 Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?

37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore.


1 timoteo 2 - 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

A pergunta que eu faço é: Será que Paulo queria mesmo que as mulheres ficassem caladas na igreja ?

Porque será que Paulo proferiu este mandamento ?

Certamente ele teve seus motivos, provavelmente haviam muitos falatórios e palavras que não edificavam por parte das mulheres.
Mas, fiquei curioso em saber como seria a vida das mulheres que deveriam ficar caladas nas igrejas e me surpreendi com as respostas.

Antes quero deixar bem claro que me espelho no meu Mestre e Senhor Jesus e
ele recebia bem as mulheres, muitas a seguiam, Jesus lavou os pés dos discípulos, uma mulher lavou seus pés com perfume e os enxugou com os cabelos, na sua crucificação lá estavam, na sua ressurreição ele aparece primeiro a elas, e no pentecostes quando o Espírito Santo desceu, ele batizou homens e também mulheres.

Pergunto: Teriam recebido o Espírito Santo para ficar caladas ?

Claro que não !

Pois quem recebe o Espírito Santo logo quer testemunhar de Jesus, ninguém que tem o Espírito se cala.

Voltando a pergunta da comunidade: A mulher pode Ministrar na igreja ?

Para entendermos o que significa ministrar recorri ao dicionário para ensinar algo mais amplo.

Veja a resposta:

Ministrar

Dar, fornecer, prestar: ministrar conhecimentos. / Administrar, conferir: ministrar um sacramento. / Apresentar, servir. / Sugerir, inspirar.

http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Ministrar

Então ministrar não é só ser pastora, ou esta em cargo de
autoridade. Ministrar também é, auxiliar, ensinar, orar, evangelizar, dar uma opinião, inspirar algo bom para alguém.

Sendo assim a mulher ministrar na igreja não é pecado, não tem nada de errado, muito pelo contrario elas sempre foram grande aliadas da obra de Deus.

A mulher e sua contribuição para a obra de Deus na Igreja Primitiva.

O trabalho e o envolvimento das mulheres na igreja

Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.


Todos foram batizados com o Espírito Santo Homens e
Mulheres.

Atos 2:1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


O Espírito Santo não faz distinção de pessoas.

Atos 2:16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

O recebimento do Espírito Santo é para testemunhar e não para se calar !

Atos 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

As mulheres eram perseguidas e presas por Saulo.

As mulheres eram perseguidas e presas por Saulo ( Paulo ) juntamente com os homens.

Isso prova que elas não ficavam caladas.
Muito pelo contrario: Queriam calá-las.

Atos 8:1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.

E uns homens piedosos foram enterrar Estevão, e fizeram sobre ele grande pranto.

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Atos 9:1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os
discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.


Porque perseguia Saulo as mulheres se elas deviam ficar caladas?

Priscila e Áquila viajam com Paulo.

Atos 18:18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.

Febe como diaconiza.

Romanos 16:1 Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,

2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.

Mulher trabalhando no Senhor.

Romanos 16:12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

Mulheres que muito TRABALHARAM no SENHOR.

Romanos 16:6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

8 Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.

9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.

10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.


12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

É pecado uma mulher ser pastora, pregar a palavra de Deus, dar sua vida em amor pela obra de Deus ?

Não !

Como pode alguém pensar que pregar a palavra de Deus por ser mulher é pecado ?

Agora veja a grande lição que a bíblia nos deixa:

Romanos 14: 22 A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

23 Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

“Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;

quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu”.

“Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.”

“Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e
quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus” (Romanos 14:5-6).


“Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei” (1 Coríntios 9:20-21).

E você é a favor ou contra a mulher ser Pastora ?

Conclusão: Após analisar bem os versículos compriendi que o Apostolo Paulo estava se dirigindo as membros casadas as quais devem honrarem seus maridos, não tomando a frente deles na igreja, respeitando-os em casa com todo amor e sujeição.
Isso não tem nada haver com ministério ou chamada pois o Espírito Santo veio justamente para nos guiar a toda a verdade, e por ele a vontade de Deus continua sendo ensinada.

A Paz do Senhor Jesus !

Rogerio Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante para nós. Deixe aqui seu comentário.